CIRURGIA PLÁSTICA
CONTORNO CORPORAL
Procedimento em que se remove o excesso de gordura e de pele e, na maioria dos casos, restaura os músculos enfraquecidos ou separados, criando um perfil abdominal mais suave e tonificado. Ter um abdome liso e tonificado é algo que muitos de nós se esforça para ter através de exercício físico e controle de peso. No entanto, às vezes, exercício físico e controle de peso não são suficientes para que alcancemos nossos objetivos. Mesmo pessoas com peso corporal e proporção normais podem desenvolver um abdome protruído, frouxo e flácido. As causas mais comuns destas situações incluem:
- Gravidez;
- Envelhecimento;
- Oscilações significativas no peso;
- Hereditariedade;
- Cirurgia prévia.
A abdominoplastia é um procedimento altamente individualizado e você deve fazê-lo para si mesmo, não para satisfazer os desejos de outra pessoa ou para se adaptar a qualquer tipo de imagem ideal.
O Lifting de braço reduz o excesso de pele e de gordura entre a axila e o cotovelo, remodela o braço deixando a pele mais lisa e com contornos suaves, resultando em aparência tonificada.
O lifting de coxa remodela as coxas, reduzindo o excesso de pele e, em alguns casos, a gordura, resultando em uma pele mais lisa e contornos mais proporcionais das coxas e dos membros inferiores.
A lipoaspiração consiste na remoção de gordura às custas de cânulas metálicas que, por pressão negativa, aspiram as células de gordura e, desta forma, reduzem as ditas “gordurinhas localizadas” em uma ou mais partes do corpo.
Assim, a lipoaspiração contribui para remodelar o contorno corporal e jamais deve ser encarada como um procedimento para diminuir peso na obesidade ou reduzir o tamanho do vestuário.
O termo lipoescultura é utilizado para designar o procedimento de lipoaspiração quando associado a enxertia (isto é, injeção) de gordura em áreas especificas para promover aumento e melhora ainda maior do contorno corporal. Um dos locais onde preferencialmente se injeta gordura é na região dos glúteos (bumbum).
As regiões onde mais comumente se realizam a lipoaspiração é nas coxas, pernas, abdome, flancos, dorso e braços. Comumente é associada a abdominoplastias, reduções mamárias, “coxoplastias” e ritidoplastias.
Gluteoplastia é todo procedimento cirúrgico que visa ao embelezamento ou à normalidade das nádegas. As principais operações que se destinam a este fim são os diferentes tipos de lifting glúteo, o aumento ou remodelagem por enxerto de gordura ou implantes, a lipoaspiração e a correção de retrações glúteas.
A cirurgia para correção do contorno corporal após grande perda de peso melhora a forma e o tônus do tecido subjacente, que sustenta gordura e pele, e remove o excesso de gordura e de flacidez.
Após a cirurgia de redução de peso, ou qualquer perda substancial de peso, a pele e os tecidos, muitas vezes, não têm elasticidade e podem não estar em conformidade com o tamanho reduzido do corpo. Como resultado, a pele, que foi severamente estendida, agora não tem sustentação:
- Os braços ficam flácidos;
- As mamas podem achatar e ficar com mamilos apontados para baixo;
- O abdômen pode se estender nas laterais e na zona inferior das costas, o que resulta em uma saliência semelhante a um avental;
- As nádegas, a virilha e as coxas podem apresentar flacidez, ocasionando bolsas suspensas de pele.
A intervenção cirúrgica de contorno corporal, após grande perda de peso tem como resultado uma aparência mais normal do corpo, com contornos suaves. Esta é, em essência, a fase final do processo de perda de peso.
A cirurgia para aumento das panturrilhas, musculatura peitoral, tríceps e bíceps visam a colocação de uma prótese de silicone de formatos específicos nestas regiões determinadas, com o intuito de promover o aumento e melhora do contorno da região escolhida.
MAMA
A famosa cirurgia de “prótese” de mama, a cirurgia de aumento mamário utiliza implantes para dar volume aos seios ou restaurar o volume mamário perdido após perda de peso ou gravidez.
A redução de mama remove o excesso de gordura, o tecido glandular e a pele para atingir um tamanho de mama proporcional com o seu corpo e aliviar o desconforto associado com seios muito grandes.
Comumente referida como cirurgia de lifting de mama, a mastopexia reposiciona a aréola e o tecido mamário, removendo o excesso de pele e comprimindo o tecido para compor o novo contorno da mama.
Ginecomastia é condição na qual ocorre o desenvolvimento excessivo do tecido mamário em homens em uma ou ambas as mamas. É uma patologia que causa frequentemente vergonha e problemas psicológicos aos seus portadores. Suas causas são variadas, podendo ter origem relacionada ao desenvolvimento/fisiológica, induzida por drogas (anabolizantes), excesso de peso, tumoral, dentre outras. Sua correção depende da correta avaliação de sua origem, seja excesso de gordura, seja excesso de glândula mamária. Desta feita, a correção pode ser feita através de lipoaspiração simples, cirurgia convencional, ou uma combinação de ambas.
FACE
Se você estiver incomodado com sinais de envelhecimento em seu rosto, a cirurgia da face pode ser ideal para você. Tecnicamente conhecida como ritidoplastia, a cirurgia da face é um procedimento cirúrgico para melhorar sinais visíveis de envelhecimento no rosto e no pescoço tais como:
- Flacidez no terço médio da face;
- Vincos profundos abaixo das pálpebras inferiores;
- Vincos profundos ao longo do nariz que se estende ao canto da boca;
- Gordura que tenha baixado ou tenha sido deslocada;
- Perda de tônus muscular na face inferior, podendo causar papada;
- Pele frouxa e excesso de depósitos de gordura sob o queixo e a mandíbula.
Procedimentos de rejuvenescimento tipicamente executados juntamente com o lifting de face são o lifting de testa, para corrigir a flacidez ou testa franzida, e cirurgia de pálpebras, para rejuvenescer os olhos.
A blefaroplastia melhora a aparência das pálpebras superiores, das pálpebras inferiores, ou de ambas. A cirurgia proporciona aparência rejuvenescida na área ao redor dos olhos, fazendo com que o olhar pareça mais descansado e alerta.
- A cirurgia da pálpebra superior remove o excesso de depósito de gordura que aparece como inchaço nas pálpebras superiores;
- Pele frouxa ou flacidez que cria dobras ou incomoda o contorno natural da pálpebra superior, às vezes, prejudicando a visão, e pode ser tratada com cirurgia de pálpebra superior;
- A blefaroplastia da pálpebra inferior remove o excesso de pele e rugas finas na pálpebra inferior;
- Bolsas sob os olhos podem ser corrigidas por blefaroplastia;
- A cirurgia de pálpebra inferior pode corrigir queda das pálpebras inferiores.
Associada a cirurgia de pálpebras pode-se realizar também, quando necessário, o lifting de supercílios. Consiste na elevação/reposicionamento dos supercílios, podendo ser realizada por diversas técnicas, que diferem nas vias de acesso (local, através das pálpebras, couro cabeludo, com auxílio de vídeo-endoscopia) e objetivos.
A blefaroplastia é geralmente realizada em homens e mulheres adultos que têm tecido facial e músculos saudáveis, com metas realistas sobre a cirurgia.
A rinoplastia melhora a aparência e a proporção do nariz, realçando a harmonia facial e melhorando a autoestima. A cirurgia do nariz também pode corrigir dificuldade respiratória causada por anormalidades estruturais no nariz.
Se orelhas salientes ou desfiguradas incomodam você ou seu filho, pode-se considerar a cirurgia plástica. Cirurgia da orelha – também conhecida como otoplastia – pode melhorar a forma, a posição ou as proporções das orelhas. A cirurgia corrige um defeito na estrutura das orelhas presente desde o nascimento, que se torna aparente com o desenvolvimento, ou trata orelhas deformadas causadas por lesão. A otoplastia cria uma forma natural, dando equilíbrio e proporção às orelhas e à face. Correção de deformidades menores pode beneficiar a aparência e a autoestima.
É um procedimento cirúrgico para remodelar o queixo utilizando-se implantes (aumento) ou o próprio osso, por intermédio de fraturas que podem avançar ou recuar o mento. Muitas vezes, o cirurgião plástico pode recomendar a cirurgia do queixo juntamente com a cirurgia do nariz, de modo a atingir proporções faciais equilibradas − isto porque o tamanho do queixo pode aumentar ou diminuir o tamanho percebido do nariz. Esta cirurgia ajuda a proporcionar equilíbrio harmonioso de suas características faciais para que se sinta melhor com a sua aparência.
A bichectomia consiste na remoção cirúrgica do excesso de gordura localizada na área das bochechas. A gordura da região das bochechas tem o nome de panículo/bola de Bichat, daí o nome do procedimento. Esta cirurgia tem indicação precisa, devendo ser realizada apenas naqueles pacientes que possuam de fato excesso de gordura nesta região, pois tem grande potencial de causar uma face com aspecto mais envelhecido. A cirurgia é realizada com corte dentro da cavidade oral, não havendo cicatrizes visíveis. O resultado final é um rosto mais fino e gracioso.
CIRURGIA CRÂNIO-MAXILO-FACIAL
A cirurgia Ortognática é a cirurgia de correção do posicionamento das maxilas e queixo. É a cirurgia destinada à correção das discrepâncias do esqueleto facial, tendo como objetivo primário a correção de eventuais problemas funcionais na mordida, como, por exemplo, mordida cruzada (mordida torta), queixo pequeno (micrognatia), dentre outras.
Secundariamente, a cirurgia ortognática implica em ganho estético, proporcionando maior harmonia facial e de seu perfil (as ditas perfiloplastias).
Na maioria dos casos, a cirurgia é realizada por dentro da boca. Raramente é feita com corte no rosto. O procedimento consiste basicamente em “soltar” o maxilar superior, o inferior (mandíbula) ou o queixo – e, às vezes, todos eles. A fixação na nova posição é feita com placas e parafusos geralmente de titânio.
Necessita de preparo pré-operatório, com ortodontia (aparelho dentário) e tratamento prolongado, pois se os dentes estiverem desalinhados, com alturas diferentes ou tortos, é difícil fazer o encaixe na posição correta durante o procedimento.
PEQUENOS PROCEDIMENTOS
Fissura de lóbulo de orelha é o termo médico para designar a lesão causada quando o orifício do brinco se alarga ou se rompe completamente, deixando o lóbulo da orelha partido. O alargamento do orifício do brinco e a sua ruptura completa são causados por brincos pesados ou trauma com tração. Ambos são passíveis de correção cirúrgica.
Os tumores cutâneos são formações sólidas que acometem a pele em menor ou maior profundidade. São as famosas “pintas”. Estes tumores podem ser benignos ou malignos. As técnicas utilizadas no tratamento cirúrgico destes tumores podem variar desde procedimentos menores, como remoção simples, curetagem/shaving (“raspagem”) e a eletro cauterização (“queima”) – isto no caso de lesões benignas – até grandes ressecções, com necessidade de reparação com retalhos (reposicionamento de pele de um local a outro), sejam estes retalhos locais ou microcirúrgicos – no caso de lesões malignas ou lesões maiores.anestesia local, um procedimento que pode ser realizado no consultório.
As cicatrizes são sinais visíveis que permanecem após uma ferida ser cicatrizada, sendo resultado inevitável de lesão ou cirurgia, e seu desenvolvimento pode ser imprevisível. A má cicatrização pode contribuir para o surgimento de cicatrizes desfavoráveis. Mesmo uma ferida que cicatriza bem pode resultar em cicatriz precária em sua aparência.
Suas opções de tratamento variam de acordo com o tipo e o grau de cicatrização e podem incluir:
- Tratamentos tópicos simples,
- Procedimentos minimamente invasivos,
- Revisão cirúrgica com técnicas avançadas de fechamento da ferida.
A cirurgia de correção de cicatriz destina-se a minimizar a cicatriz de modo que fique mais uniforme com o seu tom de pele e a textura circundante. Apesar da correção da cicatriz proporcionar resultado estético mais agradável ou melhorar uma cicatriz que tenha má cicatrização, uma cicatriz não pode ser completamente apagada.